domingo, 24 de outubro de 2010

CHUVA NO SERTÃO DO RIO GRANDE DO NORTE, ANIMA AGRICULTORES

Uma frente fria oriunda da Argentina, que derrubou as temperaturas no Sul e Sudeste e conseguiu chegar até o norte do Nordeste, foi a responsável pela chuvas no interior do Rio Grande do Norte. A explicação é da Emparn, que prevê novas precipitações para este sábado no Seridó, Oeste e Vale do Açu.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, a combinação de frente fria com a umidade que vem do oceano Atlântico modificou as condições climáticas nessas regiões. “Estamos sob atuação do fenômeno La Nina e isso sinaliza com chuvas no Nordeste e seca do Sul’, disse o meteorologista”.

De acordo com os relatos choveu em boa parte do Estado do Rio Grande do Norte. No entanto essas chuvas, alerta Gilmar, não configuram a chegada do inverno no sertão nordestino, mas são uma boa sinalização do que pode acontecer em 2011. Ele acha que a temporada da pré-estação pode ser melhor que o previsto pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “Poderemos ter um janeiro acima da média história”, disse Bristot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário